11
abr

A Câmara Municipal de Valença recebeu nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, o prêmio de Melhores Práticas da Escola de Contas e Gestão TCE/RJ. A solenidade de premiação aconteceu no auditório Humberto Braga do TCE/RJ.

O Legislativo foi reconhecido pela prática da Reunião Itinerante: instrumento de participação popular implementada a partir de 2017. Foram 12 sessões com a participação de mais de 500 munícipes.

Depois de vários projetos apresentados por 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, nove foram premiados e um foi para a cidade de Valença, a única Câmara de Vereadores de todo estado do Rio de janeiro e, também, única escolhida na avaliação da Escola de Contas e Gestão do TCE/RJ.

Câmara Municipal de Valença — Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Valença

No ano de 2017, a câmara municipal de Valença, foi a que mais economizou recursos públicos em todo Brasil, obtendo uma economia de 20% da sua receita corrente líquida, devolvendo aos órgãos públicos mais de 2 milhões de reais.

Sala Oswaldo Soares

— Foto: Divulgação/Sala Oswaldo Soares

Inaugurada em 2005, a Sala Oswaldo Soares, comporta a Internet Popular na Câmara de Vereadores de Valença, beneficia diversos setores da sociedade e recebe em média 60 a 80 usuários por dia.

O espaço possui computadores novos, internet mais rápida e um acervo de livros para consulta e empréstimo. Além disso, o cidadão que precisar imprimir algum documento, conta ou trabalho escolar/universitário, pode levar suas folhas e usar o equipamento.

Também com computadores novos e um rápido acesso à internet, a Câmara se preocupou em listar uma série de sites com os concursos abertos em todo o Brasil. As vagas de emprego de Valença e região, bem como sites que ensinem a montar um currículo também podem ser acessadas facilmente pelos usuários na barra “Favoritos” das máquinas.

Visando a segurança do usuário, há um cadastramento prévio e é necessário mostrar um documento com foto e o comprovante de residência. Vale observar que os alunos não devem estar no laboratório em horário escolar.

Procon

 Procon de Valença — Foto: Divulgação/Procon Valença
 
Em julho de 2018, foi criado na cidade o PROCON, para atender demandas do código de defesa do consumidor, em parceria com a OAB, câmara de vereadores junto com o curso de direito da universidade de Valença. Foi realizado uma prova para vagas de estágio aos estudantes do sétimo período para serem colaboradores do projeto, sempre com o acompanhamento de um advogado. Nesse período foram realizados 224 atendimentos, sendo:
  • Reclamações no Sistema do Procon

75 reclamações as quais, 37 com resposta por parte da Reclamada e 41 aguardando resposta da Reclamada.

  • Reclamações solucionadas

74 casos solucionados por meio de audiência de conciliação realizada no referido posto de atendimento.

  • Reclamações arquivadas

51 reclamações arquivadas, dentre as quais, incluem-se as reclamações solucionadas entre as partes, sem necessidade de mediação por parte do PROCON, além de respostas recebidas por parte da reclamada e falta de interesse do consumidor.

  • Reclamações ao judiciário

21 reclamações encaminhadas ao Judiciário, por falta de acordo entre as partes, além das quais não houve comparecimento do fornecedor apesar de ter sido notificado.